O NEW LOOK DE DIOR 1947.
A alta-costura restabelece Paris com a linha Corola. Durante a guerra, a ideia de luxo para as massas era um casaco novo, escolhido a dedo para durar. Em 12 de fevereiro de1947, as privações não haviam mudado, mas a imaginação, sim.
Regime reguladores:
as matérias de moda na Grã-Bretanha e nos EUA tentavam dar glamour às escassas escolhas que o racionamento permitia ao guarda-roupa da mulher elegante. Só havia tecido à vontade em Paris. Os editores de Londres e Nova York eram obrigados a censurar o esbanjamento dos franceses. A primeira coleção que Dior assinou foi apelidada de New LOOK. Ele gastava 15 m de um tecido para fazer um vestido para o dia, e para fazer um vestido para a noite ele gastava 25m. Isso causou furor, tecidos como seda serem usados de maneira extravagante. E as manequins que vestiram os modelos para uma sessão de fotos para a Vogue foram alvejadas com frutas por feirantes.
APÓS A GUERRA DIOR RESTABELECEU PARIS COMO CAPITAL DA MODA.
E com isso atraiu compradores americanos, bazar,costureiros, fabricantes, governos e mulheres que acabariam admitindo que a forma indicava a cura de um mundo cansado da guerra.
A COLEÇÃO DE 1947 TORNOU O NOME DE CHRISTIAN DIOR CONHECIDO NO MUNDO INTEIRO.
Christian Dior é o costureiro cujo destino esteve mais estreitamente enlaçado à história da moda ele continuou a se desenvolver como costureiro e a inovar até sua morte prematura, em 1957. Dior nasceu numa família de fabricantes de agrotóxicos em Granville, França, em 1905. Embora atraído pela arte, estudou ciência política por imposição da família.
Pesquisa do livro
Cronologia da Moda
de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen
Tradução: Maria Luiza X de A Borges - Consultoria técnica: Luiza Marcier
Depto. de artes Design /PUC- Rio
Cronologia da Moda
de Maria Antonieta a Alexander Mcqueen
Tradução: Maria Luiza X de A Borges - Consultoria técnica: Luiza Marcier
Depto. de artes Design /PUC- Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário